Conheça a Regina

Conversar com Regina Barossi é sentir o sabor da verdadeira espiritualidade.

Médica Pediatra e Homeopata é também uma das diretoras da Alquimia Interior no Brasil.

Seus laços espirituais originaram-se através de participação ativa na igreja católica. Anos após, envolveu-se em estudos e práticas Budistas, sempre seguindo os desejos de sua alma, em busca da real espiritualidade.

Ambas as práticas vivenciadas não lidavam com relacionamento entre o indivíduo e sua vida pessoal, bem como sua história de vida. A Alquimia Interior, através do workshop Morte e Renascimento (1989), abriram-lhe as portas para um novo universo, de busca e aprendizado de si, de seus semelhantes e do mundo.

Dentro dos trabalhos da Alquimia em que participou, destaca-se o programa PAI: Programa de Atendimento Integrado, que ela dirigiu e supervisionou.

Neste trabalho inovador e holístico, fazia-se um diagnóstico energético das pessoas, acompanhado por um diagnóstico psicológico emocional (avaliado por Psicólogos) e físico energético, efetuado por terapeutas corporais. Esses profissionais faziam parte da equipe da Alquimia Interior. Regina era a médica supervisora de toda a equipe e das pessoas que ingressavam e completavam o programa. Foi um trabalho fundamental no aprofundamento da compreensão do ser humano como um todo, esclarecendo a estreita relação entre os aspectos físico, emocional e mental, que compõe a personalidade de cada um. Da mesma forma, ficou claro como funcionava a mente das pessoas, a vida e aquilo que se gera com os pensamentos, emoções e atitudes que afetam a saúde em todos os seus aspectos. Diferente de um tratamento médico, no qual este profissional dá todas as respostas, apresentando a cura aos pacientes.

Antes da Alquimia Interior, Regina Barossi via sua vida espiritual, pessoal e profissional separadas. A partir da Alquimia, foi capaz de unir todas estas facetas dentro de um mesmo “pacote” e tudo se transformou em uma experiência única. Diz Regina: “a minha sensação é que quando a sua vida tem departamentos, você tem uma espécie de não comunicação entre os diversos aspectos de sua existência”. Isto inclui a relação com Deus, apartada de você mesma. A partir da integração, através da consciência do todo, gera-se uma nova perspectiva; como se a pessoa ampliasse essa expressão no mundo. “Você é sempre tudo aquilo que faz; tudo aquilo que sente”, completa Regina.

A vida familiar da médica alquimista, como era de se esperar, também adquiriu novas nuances. Ela e seu esposo na época foram capazes de passar suas verdades para os filhos, pois acreditavam que as crianças sempre aprendem com a verdade dos pais. Hoje seus filhos são pessoas íntegras e éticas e ela atribui essas qualidades à presença dos pais e ao aprendizado dentro da Alquimia.

Ao responder sobre o que a fez perseverar neste rumo, desde 1989, procede sem hesitar. “Mesmo quando você passa por dificuldades na vida pessoal, quando parece que as coisas não estão nos eixos e quando você tem dúvidas, há no fundo um chamado interno que continua presente”. A Alquimia Interior é para Regina Barossi um caminho para que possa lembrar-se dessa conexão que tem no seu dia a dia com “quem Eu Sou”.

Às pessoas novas na Alquimia Interior, Regina envia uma mensagem de esperança. A certeza de que “Quando os caminhos apresentados no mundo já não respondem aos anseios de seu coração. Quando você sente que falta alguma coisa na sua vida e não sabe o rumo para encontrar essas respostas, fazendo parte de algo maior, eu acho que a Alquimia traz esses caminhos”. Esse destino de volta a si mesmo e de relacionamento com a Divindade.

Não somos vítimas das circunstâncias ou de nosso complexo familiar. Os princípios e as práticas da Alquimia Interior nos auxiliam a compreender os mecanismos internos que regem o automatismo em que vivemos. A transformar o chumbo da carga que costumamos carregar no ouro da liberdade que somos. Aqui e agora.