Conheça a

BIOGRAFIA DE ZULMA REYO

Neste texto, ela mesma nos apresenta uma síntese de sua história.

Impulsionada por um intelecto forte e emoções de igual intensidade, minha motivação pela vida levou-me através de continentes e regiões, desafiando as normas da época e as limitações do meu “eu”. Desde pequena, comunguei com expressões de vida em diferentes dimensões da existência, fui guiada e ensinada a recordar.

Filha de um executivo e de uma médium de incorporação, desde a infância meu caminho tem sido integrar mundos conhecidos com realidades sutis, com o propósito de transmitir esta possibilidade a outros, para que possam desfrutar dela.

Criada em uma região (Porto Rico) entre continentes, tempos e culturas, minha identidade pessoal reflete o velho mundo (espanhol e indígena), mas intelectualmente, fui influenciada pelas culturas do novo mundo, regido pela América do Norte e Europa. Aprendi a pensar de acordo com os paradigmas ocidentais, enquanto meus sentimentos refletem sutilezas antigas e tribais dentro de mim. Completei meus estudos superiores na Universidade de Nova Iorque, nas áreas de ciências humanas, literatura comparada e línguas românicas. Mas, para ser capaz de fazer o que mais gosto- viver a diversidade humana, – concluí a formação em pedagogia e entrei na área de ensino.

Apesar de tudo, não foi o suficiente para mim. O casamento e a maternidade me levaram à Califórnia em 1966, onde fui treinada pelo Dr. Arthur Janov, inovador e criador da Terapia Primal. Este fato marcou o início de uma busca por diferentes possibilidades de percepção e experiência humana, vinculando tempo e espaço. Submergi em múltiplos métodos de psicoterapia e de cura e estudei as religiões e técnicas de meditação do oriente e ocidente. Minha exploração levou-me ao Reino Unido e, depois de alguns anos em Londres e Kent, dirigi-me à península da Índia em 1974, onde permaneci por uma década.

Depois de beber da sabedoria milenar e impregnar-me dos efeitos não lineares das dimensões sutis do ser, ao regressar aos Estados Unidos, criei o conceito e fundei a escola de desenvolvimento pessoal chamada Alquimia Interior. Após isto, transferi esta escola a São Paulo, Brasil, onde floresceu por mais de uma década e se estendeu à Argentina e ao Paraguai. Foi nessa época que meu primeiro livro, “A Alquimia Interior”, foi publicado no Brasil (1989) e após este, “Karma e Sexualidade” (1990), seguidos da tradução ao espanhol. Desenvolvi inúmeras formações para homens e mulheres, dentro das dinâmicas da anatomia energética humana e escrevi outros livros, todos publicados em português, sendo alguns traduzidos ao francês, espanhol, alemão e russo. As versões originais foram sempre escritas em inglês.

Em 1995 expandi meus ensinamentos, a fim de incluir vários países da Europa. Estabeleci uma escola de Consciência, primeiro nos Pirineus, onde ensinei em francês, e logo após em Palma de Maiorca (Ilhas Baleares). Minhas formações se deram em dois idiomas simultâneos, para atender aos diferentes públicos de fala inglesa e espanhola.

Em 2011 foi publicado o meu livro mais recente, “A Mulher Interior”, na Espanha e no México e nos Estados Unidos, em inglês. Desde então, minhas atividades se ampliaram, a fim de incluir palestras na Espanha, Portugal e Londres, durante 2012 e 2013.

Em 2014 mudei-me para a Argentina, onde estabeleci outra base de atividades, para chegar à população latino-americana, centralizando meu trabalho no desenvolvimento crítico de mulheres e na criação de uma “Escola de Mistérios Femininos”. Três anos mais tarde, mudei meu centro de atividades latino-americanas para o Paraguai, e de lá trabalho com estudantes brasileiros, argentinos e paraguaios, durante sete meses por ano. Nos outros cinco meses, minha base de operações europeias e bilíngues continua em Palma de Maiorca.

Meu propósito agora se destina a revelar à mulher todo o seu potencial espiritual e mundano, como alternativa à já esgotada manifestação masculina desta época. Paralelamente, continuo trabalhando com grupos mistos e oferecendo formações em Alquimia Interior. Todo o trabalho é orientado no sentido de reintroduzir a anatomia energética feminina, a fim de descobrir modalidades de manifestação viáveis em terreno novo e desconhecido, enquanto avançamos no que percebi ser claramente o início de um ciclo feminino.

O futuro depende da qualidade de suas mulheres e da receptividade dos homens, em cujas mãos está agora a responsabilidade por um mundo melhor. Proponho conectar o passado remoto com o presente, trazer clareza à dinâmica exclusiva de cada gênero, desvelar novas possibilidades, e apresentar desafios criativos para homens e mulheres na formação de um futuro mais sensível e humano.

 

ZULMA FALA SOBRE SUA

 RELAÇÃO COM O BRASIL